
Cabelo oleoso? Confira dicas para controlar esse problema
Agosto 18, 2023
O brilho excessivo e a necessidade de lavagens com muita frequência são características que marcam os cabelos oleosos, além da falta de movimento e maior propensão ao desenvolvimento de caspa, já que esse tipo de fio tende a acumular sebo, sujeira, e propicia um ambiente perfeito para o desenvolvimento de fungos.
As causas da oleosidade abundante na raiz e comprimento dos fios podem ser várias, desde genética e estrutura dos fios a maus hábitos, ou até relacionada a desequilíbrios hormonais. Confira dicas para regular esse problema, garantir um cabelo saudável e com brilho controlado por mais tempo.

Utilize os produtos corretos
É importante escolher os produtos capilares corretos para controlar a oleosidade capilar, principalmente no caso do shampoo, que é aplicado em contato direto com o couro cabeludo, onde ficam localizadas as glândulas sebáceas e ocorre a produção natural de óleo.
Evite shampoos que contenham óleos na composição, como aqueles nutritivos ou que prometem brilho aos fios. Opte por produtos purificantes e antioleosidade, formulados com ativos refrescantes e adstringentes. Uma dica é ficar de olho na coloração do shampoo: os transparentes costumam ser mais leves e indicados para cabelos oleosos.

Não lave todos os dias!
É difícil resistir. Os fios com brilho excessivo geram a sensação da necessidade de lavagem frequente, e muitas pessoas com esse tipo de cabelo costumam lavá-los diariamente, ou até mais de uma vez ao dia. Entretanto, o excesso de limpeza pode gerar o chamado ‘efeito rebote', fazendo com que a produção de óleos pelo couro cabeludo seja ainda mais estimulada.
O ideal é realizar a lavagem do cabelo de duas a três vezes na semana. Nos demais dias, caso seja preciso, utilize um shampoo a seco para disfarçar a oleosidade na raiz dos fios.

Esfolie o couro cabeludo
Apesar de pouco conhecida, esfoliação do couro cabeludo é muito benéfica para todo tipo de cabelo, principalmente os oleosos. Essa prática ajuda a eliminar resíduos da região, como a sebosidade e células mortas, além de aumentar a oxigenação e a circulação sanguínea, o que melhora o fluxo de nutrientes e até ajuda o cabelo a crescer com mais saúde e agilidade.
Utilize produtos próprios para esse tipo de procedimento e realize a cada 15 dias, antes de lavar o cabelo com o shampoo tradicional. O uso de escovas massageadoras para o couro cabeludo também é bem vindo, já que essa ferramenta ajuda a limpar o local, alivia a coceira e também pode reduzir a oleosidade.

Mantenha suas escovas limpas
Um detalhe frequentemente ignorado por muita gente é a limpeza das escovas capilares. Essas ferramentas acumulam resquícios de cabelo, células mortas e fungos, e devem ser higienizadas semanalmente, pois podem passar toda essa sujeira para o couro cabeludo no momento da escovação.
No caso de escovas de plástico, lave utilizando shampoo e um pincel ou esponja que alcance entre suas cerdas. Já para escovas de madeira ou com base acolchoada, o ideal é retirar todo o excesso de fios soltos, e assoprar o restante da sujeira acumulada com o apoio de um secador de cabelo.
Conheça nossos marketplaces!
Os produtos ideais para garantir a saúde dos seus fios estão disponíveis nos marketplaces da Alicates & Cia. Estamos na Shopee e Mercado Livre, com envio seguro para todo o Brasil. Acesse e confira!
por Mariana Requena